Translate

Sobre as fotos



    Foto: Flávio lopes


Agradecemos ao fotógrafo Américo de Melo e a Eduardo Bayer por permitir usar  fotos de seus acervos particulares sobre Mestre Irineu.  Outras imagens nos foram gentilmente emprestadas por  Antônio Macedo, Rodrigo Conti, Eduardo Gabrisch, Thiago Silva e pelos responsáveis pelos sites que divulgam a memória fotográfica da religião. Somos especialmente gratos a todos os fotógrafos que contribuíram com sua obra para os acervos desses colecionadores. Marcio Vasconcelos nos cedeu a foto de Elpídio, famoso tocador de tambor de crioula do Maranhão, primo de Mestre Irineu. Queremos agradecer a Flávio Lopes por seu acervo fotos que utilizamos nesse site.  

 Muitas das fotos presentes no livro e no site são de autoria de fotógrafos desconhecidos ou anônimos. A eles queremos deixar claro que este site e o livro é resultado de uma pesquisa acadêmica sobre a cultura religiosa do Daime e que tem por objetivo documentar a memória desta religião sem fins lucrativos. Declaramos que não poupamos esforços para encontrar os autores das fotos publicadas, mas em muitos casos isso não foi possível. De toda maneira, ainda desejamos conhecê-los para poder atribuir-lhes nominalmente a autoria dessas imagens em  uma possível nova edição desta obra e referenciá-los da mesma forma no site.        

Na impossibilidade de saber quem eram os autores de muitas fotos, optamos por credenciar os detentores de direito de imagem. Assim, estamos muitíssimos gratos aos detentores de direitos de imagem (por estarem de posse das fotos) Mauro, Jairo Carioca, Edilza, Alex Polari, Chagas Brito, Emílio e Daniel Serra pela sua disposição em nos ceder  imagens de seus arquivos.